iTunes – Gapless Playback

Gapless Playback é um recurso do iTunes que “apaga” os espaços entre uma música e outra. Esse recurso é útil para álbuns ao vivo, para tocar em algum evento ou pra quem gosta de nenhum intervalo entre as músicas.

Pois bem… Pra quem ouve as músicas sempre no modo randômico, tem alguma utilidade? Poderia ter a opção de desligar este recurso, mas não tem!

Digo isso porque acabei de ser “vítima” desse recurso. Possuo uma biblioteca de 9000 músicas. Adquiri uma máquina nova, instalei tudo e adicionei minhas músicas ao iTunes. O problema é que o iTunes simplesmente travava a máquina tamanha a lentidão para regular o espaço entre as músicas! Tentei todos os métodos alternativos possiveis chegando ao ponto de adicionar música por música. Mas isso só seria considerada uma dica pra quem tem pouquissimas músicas… o que não deve ser o caso de ninguém😛

No meu caso, eu descobri que a transferências do antigo PC para o novo não foi feita corretamente, por isso a lentidão era absurda, já que os arquivos estavam corrompidos, mas o recurso continua, ainda trava e é inútil pra mim.

Uma alternativa para cancelar o processo, seria clicar no “x” que fica ao lado do nome da música. Demora um pouco, mas funciona. Isso seria em cada música🙂

O lance é ter paciência mesmo. Inserir as músicas e ir tomar um café ou ir ao banheiro enquanto o iTunes desenrola o processo. Mas que a Apple deveria colocar esse recurso opcional, ah isso deveria!